Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

Olá, faça o seu login ou cadastre-se. Atendimento (31) 98806-0290 Seg. à Sáb. das 9h às 17h

A Tradição do Vestido de Noiva

A Tradição do Vestido de Noiva

Você sabe de onde surgiu a tradição de que a noiva deve usar branco no casamento? Hoje a TNM vai te contar um pouquinho sobre...

           O uso do vestido de casamento branco é uma prática muito comum no Brasil. Seja um modelo mais simples (boho, minimalista), ou mais tradicional (exuberante e luxuosa), essa cor é frequentemente a primeira opção das noivinhas. Uma coisa é certa: o vestido de noiva branco tem seu charme e fica lindo independente do horário e/ou estilo do evento. Mas, você já se perguntou de onde surgiu essa tradição?

 

A Tradição do Vestido de Noiva

 

Existem algumas histórias sobre quem influenciou essa tendência, além de quando e como. Não se sabe ao certo qual delas realmente foi a primeira, então, vale a pena ler um pouquinho sobre cada uma, né?! Ah!, e se engana quem pensa que isso é algo muiiiito antigo... aqui no Brasil, essa tradição tem pouco mais de alguns séculos.

 

A Tradição do Vestido de Noiva

 


A explicação mais conhecida que se tem sobre essa tradição está ligada à cerimônia na igreja católica. Ao usar um vestido branco, a noiva passa uma ideia de pureza e castidade e, também, muitos dizem que a cor simboliza o desejo de coisas boas para o futuro. Além disso, existe a tradição de que ele deve ser a peça mais clara do guarda-roupa e que deve ser usado apenas uma vez. Entretanto, atualmente, poucas pessoas conhecem e fazem uso da cor por esses motivos.


Historicamente, o uso do branco está ligado à casamentos de 3 rainhas e à coroação de Napoleão Bonaparte. Um desses eventos foi o casamento da Rainha Vitória com seu marido Albert, que aconteceu no ano de 1840. O enlace entre os dois mudou não somente a cultura britância, mas de todo o cidente, pois foi marcado por simbolismos usados até hoje em cerimônias de casamento, um deles é o uso do vestido branco. Ao contrário das motivações que levavam as pessoas a se casarem naquela época, a Rainha Victória se casou por amor e, ao escolher o branco para o seu vestido, essa cor passou a ter uma conotação romântica nas cerimônias de casamento.


Outra monarca que popularizou o uso dessa cor em casamentos foi a Rainha da Escócia, Mary Stuart, que escolheu um vestido branco para sua cerimônia para homenagear a sua família materna que possuía o brasão na mesma cor do modelito.
Maria de Médici, rainha da França, também é apontada como uma das influenciadoreas dessa tendência. Ela se casou com o traje branco aos 14 anos e Michelangelo associou a escolha da cor à pureza da monarca, por conta da sua idade.


A influência de Napoleão Bonaparte foi por conta da sua cerimônia de coroação, em 1804. Ele e sua esposa, Josefina, solicitaram que trajes brancos com fios de ouro fossem confeccionados para a coroação e, também, para que oficializassem a união na mesma data.

 


Ufaaa, muita informação, né?! rsrs

 

 

Apesar de não termos certeza de qual influência realmente foi a percursora dessa tradição, vale ressaltar que todas elas foram de extrema importância para o reconhecimento do branco como a cor oficial da noiva na cerimônia.

 

 

A Tradição do Vestido de Noiva

 

E, para as noivinhas, na hora de escolher seu vestido, o fundamental é se sentir linda e cconfortável. Seja com um modelo curto ou longo, simples ou exuberante, o importante é - sempre - se sentir maravilhosa!!!

 

* * * * * * * * * *

 

Agora que você já sabe um pouquinho sobre a origem do vestido de noiva branco, que tal dar uma olhadinha no nosso site e escolher o seu?! É só clicar aqui e se apaixonar!

 

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para A Tradição do Vestido de Noiva

Enviando Comentário Fechar :/
E-mail cadastrado com sucesso!

Assine nossa newsletter

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com esta utilização.